sábado, 2 de fevereiro de 2013

QUEM ENSINOU QUEM?

Leciono já há 15 anos e tenho histórias bizarras sobre alunos. Porém hoje quero contar uma em especial, porque o momento foi uma mescla de magia com tons inusitados.

Certa vez, estava na casa do meu irmão mais velho assistindo a um jogo do Palmeiras – clichê. Era quinta-feira. Estacionei o carro em frente ao prédio dele, atrás de uma caçamba.

Quando saí, quase meia-noite, só havia a caçamba por lá. Sim, furtaram o Gol 2005. Abrindo um à parte, a sensação que se tem é de pensar se o carro vai demorar para voltar.

Regressei ao apartamento dele e fomos à delegacia do bairro. Havia ninguém, o escrivão atendia a uma ocorrência e sentamos para esperar. O áudio era apenas do TV ligado no programa da intelectual Luciana Gimenez.

Num momento de silêncio, eu e o Marcelo olhamos para o programa em que havia uma modelo rebatendo as críticas de outra – algo de um nível cultural exemplar. Porém a discussão serviria para momentos interessantes.

Em determinado trecho da retaliação da menina, ela ensinou: “Luciana, essa moça é muito burra, nem português direito ela sabe falar! Ela diz PRA MIM FAZER, MIM não faz nada!”.

Como num ímpeto, meu irmão me olhou, quase pegando uma aprovação disso e perguntou:

- Em algum momento esse “pra mim fazer” pode estar certo?

E dei início à explicação. Amigo leitor, juro que, como professor, eu adoraria mostrar que essa construção – de uma forma bem particular – pode ser dita, mas seria um espaço muito curto PARA MIM fazer isso aqui. (endosso que a frase está correta).

Quando iniciei minha explicação, não percebi – só depois – entrava um mendigo com seu fiel cachorro na delegacia vazia. Ele parou frente à minha explicação e por lá ficou.

Terminada a aula, ele emendou:

- Olha só, vivendo e aprendendo, achei que nunca seria possível essa construção -PARA MIM FAZER - estar correta!

Não tive tempo de avaliar isso lá, porque o escrivão logo nos chamou.

E naquela noite, eu aprendi duas coisas – que a pobreza de espírito é maior que qualquer outra e que o BO pode ser feito via internet quando seu carro é furtado.

 

 

3 comentários:

  1. Rsrs.... Isso foi surreal! Pena não ter sido Luciana e suas modeletes a entrar no recinto. Vc teria feito um bem imenso à humanidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Fê, mas acho que ela não teria entendido assim, logo de cara!

      Excluir