quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

NA DÚVIDA, SIGA O SEU NARIZ

É inegável que todo artista, independente de qual seja o campo em que atue, tenha um ídolo, uma referência, uma inspiração.

Inegável também não associar o melhor livro, o melhor filme, a melhor música à época ou à situação pela qual você esteja passando.

Vou revelar algo antes de prosseguir, e vocês me darão razão ao término do relato: tenho rinite. E das feias. Meu nariz existe apenas para separar os olhos. Minhas crises beiram à exaustão e ao ódio... Meu e alheio.

Certa vez, numa tarde no escritório, por causa do carpete do local, consegui contar 43 espirros seguidos. Lembro-me do meu chefe: “Adriano, você não acha melhor ir para casa?” – não fosse pelo trabalho apertado, eu teria sorrido.
 
Poderia ficar horas contando histórias e mais histórias de como me tornei insuprtável e inconveniente à sociedade, mas prefiro não me expor mais.

Quem sabe dessa alergia, entende perfeitamente que aquela coceira insuportável dentro do nariz, aquela coriza intermitente, aquela água que verte pelos olhos. Os olhos que ardem, os espirros que não passam e aquela sensação de que você não consegue raciocinar nem completar uma frase.

E agora você me pergunta: “O que isso tem a ver com seu melhor livro, filme etc.?”

Patrick Süskind escreveu um primor chamado PERFUME, A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO. O romance narra a história de Jean-Baptiste Grenouille, um rapaz que nasceu sem exalar aroma, mas tinha o melhor nariz do mundo.

Ele consegue preparar um perfume com a essência do amor e se torna único, desejado, um deus. Ao terminar de ler suas linhas, desejei ter escrito o livro. Mais do que desejar ser o autor alemão, desejei ser o protagonista.

Quis também ter a essência do amor em mim ou, ao menos, conseguir sentir - nem que seja a meio palmo de distância – quais aromas evitar por esta vida.

4 comentários:

  1. Seria perfeito, né? Mas é na dor que a gente cresce....( se isso serve de consolo)...

    ResponderExcluir
  2. Li o livro após você comenta-lo em uma aula.. Fantástico!

    ResponderExcluir