domingo, 6 de janeiro de 2013

A RECALCADA

Quando se pensa que pessoas simbolizam determinados sentimentos, não é uma imitação da literatura, é uma, muitas vezes, triste realidade.

Todos já simbolizaram algo por meses, anos, mas há os que levam consigo uma sina de dor ou de luz, o que muda no trajeto é a intensidade disso tudo.

Trabalhava o rapaz numa multinacional. A colega do setor tinha muitas afinidades, com exceção do recalque. Sim, pessoas recalcadas trazem à luz o fel, a sofreguidão, a amargura. Vêm andando pelo corredor derramando uma gosma fedorenta e contagiosa.

E ela era desse jeito. Reclamava pela manhã, no almoço, à tarde e no caminho de volta. Colocava no mundo a culpa de tudo, trazia o holofote de vítima e com ele se banhava.

Odiava o mundo e, sem saber, odiava a si mesma, porque não movia o dedo para mudar, mas para abrir mais a ferida.

E o rapaz sorvendo aquilo em horário comercial. Ninguém escapava, chefe, o salário, a moça do RH, a recepcionista, a família. Vocês conhecem o tipo, todos conhecem o tipo.

Tomado de azedume, o cara decidiu fazer por ela. Passou desesperadamente a procurar uma saída que não o homicídio. Todos os domingos os classificados lhe passavam nos olhos, ensandecido. Foram meses de procura.

Até que encontrou algo promissor, perto da casa dela, com um salário acima. Na segunda-feira, ele trouxe o anúncio a ela, que, imediatamente, entrou em contato com o responsável. 4 dias depois, ela estava contratada.

Na semana seguinte, não se podia imaginar quem pulava mais, se ela ou ele. Ambos se livraram do ódio, do ranço, de tudo o que de mais pútrido o ser humano pudesse sorver e expelir.

Alguns meses depois, o telefone na mesa dele toca. Era a moça, finalmente um sinal de vida, finalmente algo leve.

Mas não, ela ligava ainda para reclamar do que viveu por lá e, o que é mais surpreendente, para começar a destilar a discórdia sobre o novo emprego.

Pois é, existem pessoas que nasceram atreladas a um sentimento. E hoje, 15 anos depois, eu percebi que não deveria ter aberto as páginas dos classificados, eu deveria ter apresentado meu primo encalhado à sua imagem e semelhança.

 

 

2 comentários:

  1. É como vc mesmo diz: trabalhar é ter de conviver com pessoas que não seriam suas amigas naturalmente.....

    ResponderExcluir