segunda-feira, 1 de abril de 2013

CHICO BUARQUE: OBSCENO!

Não sei se a mentira deveria ter um dia só dela, porque todos os dias é dia de mentir. Mente-se por tudo, por vitórias, por egoísmo. Há quem minta por altruísmo, e isso parece até mentira, mas há quem diga ser verdade.

Mente, claro, quem endosse que nunca o fez. A primeira regra para um bom mentiroso – não quero aqui assumir a carapuça, porém quem já mentiu deve saber isso – é ter uma memória incrível. Porque ser pego pela falta dela é a pior de todas as pragas do mundo.

Ok, sei que minha melhor qualidade é a memória, então a premissa de quem minto bem é fato. Não sei, invento histórias aqui todos os dias, portanto ratifico que todo escritor é um excelente mentiroso. Ok, outra mentira se eu me intitulasse escritor, mas mentiria também que odiaria ser reconhecido como.

Aposto que enquanto você lê isso deve ter puxado da memória – comparsa da mentira,lembra? – qual foi a pior saída de sua boca. Também deve esperar uma ótima vinda de mim. Porém antes de saber se isso realmente vai acontecer, as melhores mentiras são as que colam, e aquele alívio tão intenso que vicia você em ousar cada vez mais.

Guerras se ganharam com mentiras. Amores foram conquistados com mentiras. Artistas se fizeram com mentiras. Literaturas, as melhores são mentirosas. Isso significa que a mentira faz parte do dia a dia das pessoas e mentir se torna uma arte.

Paulo Coelho um dia escreveu “... eu fui testemunha do amor de Rapunzel, eu a vi a estrela e Davi a brilhar no céu, e pra aquele que provar que eu estou mentindo, eu tiro meu chapéu” – simples, direto e genial.

Não, não foi mentira esse meu elogio, por mais mentirosa que possa soar essa homenagem, a mentira sempre é bem-vinda quando conveniente.

E o que você diria se soubesse que a letra de FOGO E PAIXÃO, do Wando, na verdade é de Chico Buarque? Veria com outros olhos a canção? Fonte segura do amigo Luiz Rezende. Wando seria incapaz de escrever "você é sim e nunca meu não".

Pois é, certas mentiras se tornam mentiras certas...

2 comentários:

  1. rsrs..Me parece que a mentir faz parte de nós seres humanos..
    Não é a toa que para cada verdade curiosa logo reagimos c a palavra MENTIRA!!!Rsrs

    ResponderExcluir