sexta-feira, 15 de março de 2013

QUANDO SE PRECISA: ONDE ESTÃO OS ANJOS?

Já postei aqui algumas bizarrices que protagonizei dando aulas. Mas existem aquelas que devem ser seguidas, porém voltam com uma força bizarra e surpreendente que tive de compartilhar aqui com você.

Em 2004, no início de uma aula de Figuras de Linguagem, uma aluna, bem assídua por sinal – professor sabe bem disso por causa da participação durante as aulas – me puxa do tablado antes de começar e justifica a sua ausência na última semana.

A mãe falecera, o que me restou desejar meus pêsames e começar mais três horas de trabalho. Antes de seguir, terei de fazer um à parte aqui sobre uma figura para que o texto fique coerente.

EUFEMISMO, figura que consiste em suavizar determinado assunto controverso etc. Por exemplo, não se fala que alguém é feio, usa-se o eufemismo “beleza exótica”. Diria que essa figura é a Suíça da comunicação.

Pois bem. Existem inúmeras nomenclaturas sobre o assunto. E, com certeza, essa aluna deve ter se confundido, pois o significado já bastaria pelo exemplo. Ao término da aula, ela, mais uma vez, me puxa e pergunta sobre Eufemismo, segue a minha explicação:

- Simples, em vez de eu falar que sua mãe morreu... – pausa aqui, porque ela se assustou e eu queria sair correndo de lá naquele momento, emendei rapidamente:

- Os anjos a levaram pelas mãos!

E corri a outro aluno com dúvidas, mas pude perceber a tristeza atônita dela e minha estupidez.

Amaria terminar essa história aqui, mas não. Fantasmas, não a mãe dela, sempre voltam. Dia desses estava parado numa das alamedas da Paulista. O famoso trânsito lento de um fim de tarde, clichê por aqui.

Estava de fronte a um prédio e percebi que duas meninas saíram, pararam e me olharam. Olhei a elas, e as duas vieram ao meu encontro. Pasme, uma delas era a aluna do Eufemismo. CAZZO!!!

Eu me lembrei na hora dela e não poderia esquecer, porque ela me apresentou à amiga, endossando que eu era ótimo e tinha dado aquele exemplo bizarro sobre a mãe.

Torci para o trânsito lento desafogar, pela segunda vez queria sumir de lá. Não sei com qual expressão fiquei, mas, se os tais anjos que levaram a mãe dela aparecessem por lá, com certeza eu pegaria uma carona com eles.  

2 comentários:

  1. Rsrsrs.... Pelo menos acho que ela entendeu bem o eufemismo, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, se ela não entendeu, só na outra vida e levada por anjos! - rs

      Excluir