domingo, 16 de dezembro de 2012

O DIA QUE MARCELO PACIELLO ENTRARÁ PARA A HISTÓRIA

Em 12 de junho de 2013, uma quarta-feira, meu irmão, Marcelo Paciello, lançará o livro O EXORCISMO DE 1993, O ANO QUE O PALMEIRAS SAIU DA FILA.

De antemão, segue o prefácio do livro, um convite a todos para dividirem as linhas deliciosas dessa história e se contagiarem com a energia empolgante do meu irmão mais velho.

Há momentos em que um livro seria a maneira mais digna de se contar uma história. Mas existem histórias que de tão fantásticas servem de inspiração, de saudade e de orgulho. Eis aqui um desses exemplos em que a realidade - tão dura muitas vezes – serve como uma rendição, se nem sempre justa, ao menos saborosa.

Marcelo Paciello consegue em uma única obra reunir todas as paixões que lhe rodearam a vida, os, até então, 24 anos de sua existência. Se eu pudesse fazer uma descrição, colocaria um centroavante com baquetas na mão... Ou um vocalista de chuteiras. Não importa, reunir emoções tão similares e antagônicas não é fácil, não foi fácil, mas ele conseguiu.

Nas linhas desta história, cabe dor extrema, uma dor que esbarrava num grito, numa explosão contida, tantas vezes interrompida, outras mais, podadas. Nas linhas desta história, há uma determinação invejável e um amor apoteótico pelo clube, quase uma epopeia, quase um final infeliz.

A narração, tensa como uma final de campeonato, é tão real que, ainda hoje, mesmo sabendo de todos os resultados dos jogos, tenho a impressão de que a bola não vai entrar. Mas o gol sai assim como o grito, um presente a todos que amam futebol.

E melhor do que ter lido essa saga é fechar os olhos e saber que tudo isso foi real, porque eu estava ao lado do meu irmão. Como Sancho Pança, segui meu Don Quixote em várias batalhas, eu o vi derrubar moinhos e fui por ele catequizado nas arquibancadas do antigo Parque Antártica.

Agora, é uma recompensa ver o exorcismo de perto e ter a certeza de que, no final das contas, ser palmeirense é muito rock’n’roll.

 

 

 

 

11 comentários:

  1. É lindo ver o amor entre irmãos e saber que são palmeirenses...não tem preço, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, saiba que ser palmeirense, nos dias de hoje, é mais complicado que haver amor entre irmãos! - rs

      Excluir
    2. O prefácio tem a alma que consta nas 100 páginas mais importantes da minha vida.

      Excluir
  2. Quanta emoção ainda por vir, heim? Pensei que já soubesse de toda a história, mas os sentimentos e os detalhes continuam a aparecer e a encantar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Lu, quando a história é contada com coração, supresas boas se tornam clichês!

      Excluir
  3. Ser palmeirense é demais! Sucesso aos Paciellos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não deixe de comparecer, Lu, será muito legal e o livro é uma delícia!

      Excluir