quinta-feira, 16 de novembro de 2017

O REI

Gualberto tinha um sonho: ser rei. Mas como ser rei aos 7 anos de idade? Ora, seria óbvio, montaria ele mesmo seu reinado. Por dias, elaborou seu castelo e deu início ao seu desejo. Tomou alguns papelões, tesoura, cola, palitos de dente. Foram duas semanas, e enfim o monumento estava em pé. Soberbo, bem no meio de seu quarto. 

Depois percebeu que não poderia ser coroado sem que houvesse um povo, o povo era importante. Pegou todos os seus bonecos e não contava que fossem tão ínfimos para alguém que desejava ampliar suas conquistas e seu poder. Foi pedir à irmã algumas bonecas, mas ela não as cedeu com tanta facilidade, foi preciso abrir mão de algumas balas e guloseimas para negociar.

Dias depois, ainda que sentisse falta do açúcar em seu paladar, seu reinado começou a tomar forma. Precisava de árvores, para derrubar e fazer barcos e ganhar o mundo pelo mar. Pediu ao pai, engenheiro e habilidoso com miniaturas, que as construísse, em troca, o homem pediu ajuda para recolher o lixo. 

Dias depois, fedendo a cascas de banana, ele obteve cerca de duas dezenas delas, que enfeitavam a entrada de seu castelo. E então faltava um detalhe agora: uma coroa. Lembrou das histórias da avó, que fora Miss Itu, e da coroa que ela exibia. Foi até a velha, que pediu uma massagem nos pés. Minutos depois estava coroado. Agora era só começar a mandar.

Conhecia apenas uma pessoa que poderia ensiná-lo, a mãe. Bastaram alguns minutos para observá-la e perceber como dominava a arte, com a irmã, o pai, a empregada e sobrou a ele também. Chegou cheio de si ao quarto e distribuiu tarefas, mandamentos. Nada. Ninguém sequer fez um só movimento. Então percebeu que poder não se conseguia e que, por mais que fosse seu desejo, todas as negociações, barganhas e politicagens de nada adiantaram.

Ser rei carecia mais de talento que de vontade, derrubou seu governo e preferiu o futebol, mas antes, a mando da mãe, claro, teve de arrumar a bagunça do seu quarto. Precisaria de uma independência, no entanto isso ficaria para depois do lanche, porque naquela tarde seu preço eram as bisnaguinhas com geleia de mirtilo. E o reinado se tornou colônia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário