quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ALGUÉM VIU O GATO PRETO?

Já diria Francis Bacon que "evitar a superstição também é uma superstição". Assim como problemas, a superstição se encaixa na vida de todos. Em uns mais, em outros não. Envolver futebol então, o clichê fica completo.

Naquele ano, os irmãos e dois amigos começaram a temporada indo aos jogos de modo normal. Sem mais detalhes. Fato é que o time jogou tão bem, que decidiram fazer uma brincadeira:

- Próximo jogo, todos sentam na mesma disposição no carro. E usam uma mesma peça de roupa.

Ratificando o primeiro parágrafo, existem aqueles que levam bem mais a sério essa história de pé de coelho. E assim foi, outro jogo, mesma disposição no carro e cada qual com uma mesma camisa ou um boné. Mas um deles não, dos pés à cabeça, tênis, meias, cueca, calça e camiseta.

Todas as vezes que fossem ao estádio, era assim que acontecia. Uma espécie de feitiço de tempo, e o pior é que tudo caminhava. Incríveis 100% de aproveitamento. Só vitórias. E de repente, o talismã virou o menino. Os outros só se preocupavam em sentar nos mesmos lugares.

Era comum perguntarem ao trevo da sorte se os apetrechos estavam prontos ao jogo seguinte. E foi assim que - jogo a jogo - os resultados eram obtidos. Não pela dedicação dos jogadores, nada, tudo estava nos rituais e principalmente nas roupas do moleque.

E chegaram à final do regional. Passaram a noite anterior concentrados. Chegaram a espiar se tudo estava ok para domingo. Como uma relíquia,a indumentária estava dobrada em cima da cama, reservada para a volta olímpica.

E foram confiantes, decisivos. Os anos sem campeonato acabariam naquela tarde. Mas o improvável aconteceu. Tudo o que poderia dar certo ficou pra fora. O time perdeu e aquela besteira de superstição foi esquecida. Até a volta em silêncio, cada um sentou onde pôde.

O fusca azul já se estava bem longe do estádio, quando um berro foi dado:

- A cueca está errada!!! - gritou o talismã, olhando para dentro da calça.

Como pude ser tão imbecil de confundir cueca branca com listras pretas com a bege de mesma estampa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário