sexta-feira, 20 de setembro de 2013

I LIKE TO BE IN AMERICA


Não se pode viver o sonho de outra pessoa e dizer que o realizou por ela, mas pode transformar a sua realidade em um. Usurpar a fantasia alheia não é crime, é um ato de amor, muitas vezes.

A menina tinha 20 anos, mesmo não sendo uma, era uma. E já trabalhava como guia de turismo. Começou cedo, e naquele ano de 1994, em meio à Copa do Mundo nos EUA, estava ela responsável por 40 pessoas.
 
E todos sabem quem são os turistas, e a pior classe deles, os turistas iniciantes. Os que viajam para o exterior pela primeira vez, aqueles que não sabem algo além do “hi”: sanguessugas.
 
Voltam a ser crianças. Enxergam no guia uma mãe, um pai, um psicólogo, o melhor amigo, um guru. Romances já foram revelados, cantadas já foram dadas, confissões já foram feitas. O guia acaba se tornando um semideus, é onipresente, onisciente. Sempre está lá, até mesmo quando não se é pra estar, o guia está.
 
E naquela viagem, a menina assumia todos esses papéis. Seres alucinados por compras, sedentos por tudo. E desejosos de qualquer coisa que possa ter a intervenção do profissional da área.
 
Ela não teve tempo para se lembrar de como o pai amaria conhecer o local, quantas vezes o velho sonhou que era Gene Kelly e dançava na chuva. Até a gripe seria bem-vinda. Ela não teve tempo pra isso.
 
Corria pra lá, corria pra cá, abria águas, fechava portas, distribuía bilhetes, contava passageiros. Achava-os perdidos num canto qualquer de um cassino e se deparava com vários batendo à sua porta da suíte do hotel. 20 dias no inferno doce dos passeios.
 
Tudo se encerraria praticamente naquele show dos 3 tenores, em Los Angeles. Quando chegaram, não havia local para estacionar os ônibus e todos eles despejavam os sedentos ao espetáculo. Com isso, o atraso acaba sendo iminente.
 
Um outro guia estava com os bilhetes de entrada e – sabendo do caos presente – trepou em algo e ficou à vista de todos, inclusive da menina, que – assim que o viu – partiu em disparada. Em minutos, o grupo alcançou-a e finalmente, conseguiriam, debaixo de um escaldante calor, chegar à porta daquele coliseu.
 
 
Distribuiu os ingressos. Talvez aconteceu quando começou a subir as escadas, as vozes poderosas começaram a cantar: “I like to be in America...”. O grupo disparou numa corrida desenfreada. Ela bem que tentou apaziguá-los, mas o desespero era mais rápido. E, num frenesi alucinógeno, ela disparou também, mas caiu, caiu feio, bateu o joelho e por lá ficou.
 
 
E chorou, chorou como criança, porque sentia falta dos pais, porque não sabia se podia encarar tudo aquilo como adulta e profissional, e, porque, justa e principalmente, era uma dor horrenda. Queria sumir de lá.

Foi quando seu ombro foi tocado no mesmo tempo de “Are you ok?”. Ela levantou os olhos vermelhos e viu, mesmo entra lágrimas, aquele sorriso, o sorriso que era do seu pai, o sorriso que fazia o pai sorrir sempre. Sim, mr. Gene Kelly também fora pego de surpresa e perdia a primeira música do show.

Ele estendeu a mão, “Come on, there’s a show waiting for us”. E assim se foi. Ela não era seu pai, muito menos Ginger Rogers, mas, por minutos - e de mãos dadas - fizeram a mais bela parceria daquela tarde...

Nenhum comentário:

Postar um comentário