Aos 23 anos, fui contratado pelo KUMON Instituto de Educação para elaborar materiais didáticos de Língua Portuguesa. Tinha de criar histórias infantis e exercícios, o que depois virariam 3 materiais destinados a crianças a partir de 4 anos de idade.
Abro
um à parte aqui para relatar que eu vi um menininho de 3 anos, carioca, que se
alfabetizou pelo meu material, coisas que reforçam a ideologia de educador e
nos fazem esquecer de qualquer adversidade vivida na época.
Enfim,
havia um grande desafio, elaborar um material de alfabetização inovador.
Confesso que foi uma insanidade os orientais jogarem em mim, um estudante de
Letras, ainda na F naquela época, criar algo tão inédito. Ou era confiança
demais ou era muita loucura.
Eu
e minha parceira estagiária apresentamos um projeto de silabeto, a criança aprenderia por sílabas, justificando que eram
os primeiros sons que ela emitia viriam dessa forma. Tenho certeza de que
escolher a ordem das sílabas foi menos tensa que apresentar aos tacanhos
japoneses daquela diretoria.
Apresentada
a proposta, eles começaram a falar em japonês. O projeto mostrava duas sílabas
e dois desenhos contextualizados. A figura que ilustra o texto é mais didática.
Seriam 70 histórias de não-verbal. Ao término da reunião, o aval foi dado, mas
o modo como foi concedido me soou como um desafio, quase uma afronta.
Minha
colega falava e entendia bem japonês, ela disse que um dos diretores relatou: “Deixe
que tentem, não vão conseguir tantas histórias assim, daí voltamos ao original”.
Virou questão de competência.
Lembro
que debrucei nas 70 sílabas. Depois, vieram as 70 palavras e o mais trabalhoso:
criar 70 histórias contextualizadas, só em figuras. Ok, PAto e saPAto não
tornou árdua a tarefa. Mas quando me vieram SUco e SUbida, quase enlouqueci.
Era
uma quinta-feira de setembro de 1996. Saí no dia anterior com esse pepino, fui
à faculdade e não quis ruídos em minha aula de Literatura. Cheguei no dia
seguinte. Peguei lápis e borracha e me debrucei na folha de papel em branco.
Fazia um esboço e a Cristina, parceira, desenhava brilhantemente as ideias.
Foram
exatas duas horas, duas horas árduas para criar dois quadrinhos. Como mostrar
uma subida e um suco numa história em dois quadrinhos? Como diria Chaplin: “Fácil
quando se sabe como”. E o como veio: SUBIDA, uma formiga empurrando um cubo de
gelo numa subida (em um canudo) – SUCO, a mesma formiguinha empurrando o cubo
de gelo – subindo pelo canudo - para dentro do suco.
Lembro
que saí cantando We are the champion, my
friend, o que chamou a atenção de todos do setor, que correu para ver o
trabalho. Em menos de um mês, o projeto estava pronto e aprovado. 70 histórias
contextualizadas e um cala-boca imenso do diretor japonês, que, se mal falava o
português, perdeu todos os sons possíveis e, qualquer idioma.
E
mesmo que quisesse falar algo, nada se escutaria, porque fui aplaudido em pé,
por mais de 300 orientadores do Kumon, quando o material foi lançado, em 1997, e permanece até hoje nos escaninhos das unidades da franquia japonesa em todo o Brasil.
Não tenho ideia de quantas crianças foram alfabetizadas por ele, isso não importa. O que importa é que faço parte de educação desse país, mesmo que meu nome não esteja nos 4 materiais que criei, nos 4 materias que fui obrigado a ceder os direitos autorais.
Não tenho ideia de quantas crianças foram alfabetizadas por ele, isso não importa. O que importa é que faço parte de educação desse país, mesmo que meu nome não esteja nos 4 materiais que criei, nos 4 materias que fui obrigado a ceder os direitos autorais.
Não,
isso não é uma ode aos meus livros, é apenas um reconhecimento que todos os que
colocam alma no que fazem deveriam receber.
Por
instantes, sim, eu fui Paulo Freire.
(eu aqui lendo suas histórias...estou uns dias atrasada, mas vamos lá...rs)
ResponderExcluirParabéns, Dri!!! Se já te admirava antes, agora então...que orgulho de vc!!!
Confesso que fiquei curiosa para ver esse trabalho...hehe
Beijos
Oi, Dri, muito obrigado pelas palavras! Devo confessar que ficou bem interessante! Mas, se vc quiser realmente conhecer, entre em qualquer unidade do Kumon e pegue os materiais de Língua Pátria, 4A, 3A e 2A! Bjos!
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